Chorar, deixar que a água nos lave a face, ficar com os olhos inflamados, faz de nós mais frágeis.Choramos por revolta, por injustiças, raiva, desespero, e fazemos desse momento o sinal da nossa humanidade, da nossa condição de humanos.
O choro pode ter imensas razões e as lágrimas até podem ser de alegria, mas de fato nelas encontramos aconchego, com elas "lavamos" a nossa alma, aliviamos o sentimento, mais parecendo que tudo "sai" pelos olhos em forma liquida.Se, choramos de alegria, por uma razão qualquer, ou choramos de dor, ou até por paixão, diria que choramos lágrimas de amor.
Quando uma lágrima se derrama, é amor que se pede, sem dúvida.
Na dor, a lágrima pede calor humano, pede conforto, pede colo, pede atenção pelas lágrimas, mas até que pelo choro, manifestamos nossa fragilidade, nossa carência, e, por isso digo: as lágrimas pedem amor!
Na alegria, a lágrima manifesta companheirismo, consciência de grupo e de interação social, e assim, manifesta o sentimento do bem estar e por isso digo: estas lágrimas são lágrimas de amor!
Na paixão, caso sublime da lágrima, onde ela brota da dor de amor, a lágrima é em si um sinal de amor puro. Neste caso, as lágrimas refletem dor, mágoa, e até desespero e são cruéis.
Quando o amor nos enche o coração, quando a paixão nos faz ficar "dementes", ou melhor, quando o amor nos invade o corpo, podíamos dizer que o amor transborda pelos olhos, na forma de lágrimas.
Podemos chorar de felicidade, de infelicidade, do que quisermos, mas as lágrimas serão sempre um manifesto de amor.
Quando a pressão nos sacode e não a suportamos mais no nosso interior, quando o sentimento nos invade, geralmente acaba saindo pelos olhos tal e qual um copo cheio transborda.
Nós parecemos com um imenso "depósito" de sentimentos, que vai mais ou menos sacrificando a alma, penalizando o coração, e de tal forma, que quando é demais, transborda pelos olhos.
O amor sai pelos olhos, nas lágrimas derramadas.
As lágrimas são o amor materializado, ainda que na forma líquida.
Chorar, não é pecado, deixar as lágrimas saltar é digno.
Chorar faz bem!

Nenhum comentário:
Postar um comentário